sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Berlin: Die Internationalen Filmfestspiele


A capital está em febre de cinema: faltam poucos dias e então o tapete vermelho será desenrolado diante do Filmpalast para a abertura do Festival Internacional do Cinema de Berlim. Na 59ª Berlinale, um dos maiores e mais importantes festivais de cinema do mundo, será exibido, de 5 até 15 de fevereiro, um total de 383 filmes de 60 países, sendo esperados mais de 200 mil espectadores.
Aos cobiçados prêmios, os Ursos de Ouro e de Prata, concorrem este ano 18 produções internacionais – entre elas, 14 estréias mundiais. Entre os concorrentes estão também nove filmes que foram produzidos com participação alemã. Quem, na Berlinale de 2009, poderá exultar com o Urso de Ouro do melhor filme e com os prémios nas demais categorias, será decidido pelo júri com uma presidenta proeminente: a actriz escocesa e portadora do Oscar, Tilda Swinton.
No Talent Campus da Berlinale participam também este ano, por exemplo, dos workshops em Berlim, cerca de 350 jovens talentos internacionais do cinema, actores ou directores, onde se encontram com os astros do setor para intercâmbio de idéias. Um fórum, cujo êxito alegra também o diretor da Berlinale, Dieter Kosslick: “O Talent Campus tornou-se um modelo internacional de fomento dos novatos”.
A Berlinale será abertura com uma coprodução internacional, que não poderia ser mais atual: “The International”, o filme do diretor alemão Tom Tykwer, é um thriller sobre o mundo financeiro internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário