sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Mehr als Worte: Die deutsche Sprache in zwei Ausstellungen

Eles oferecem uma plataforma mundial à língua alemã e estão entre os seus embaixadores mais populares: com os textos de suas canções, os quatro rapazes da banda alemã Tokio Hotel despertaram entusiasmo pelos cursos de alemão, sobretudo na França e no Japão. Em todo o mundo, cerca de 17 milhões de pessoas aprendem actualmente a língua alemã, que é falada por mais de 120 milhões de pessoas mundialmente – e que se desenvolve continuamente. Segundo o Duden, dicionário padrão da língua alemã, mais de mil novas palavras surgem no idioma todos os anos.
Os 1200 anos de história linguística alemã podem ser vistos agora, de maneira viva, na exposição “A Língua Alemã”, de 15 de janeiro até 3 de Maio, no Museu Histórico Alemão (DHM) em Berlim. A exposição, preparada pelo DHM em cooperação com o Instituto Goethe, apresenta cerca de 250 peças. Partindo da pergunta “O que é propriamente o idioma?”, a exposição esclarece o desenvolvimento da língua e literatura alemãs, do início da Idade Média até à actualidade, através de documentos de áudio, de manuscritos selecionados e de objetos especiais de exposição, como o mais velho livro em língua alemã, que data do século VIII. São documentadas também as consequências da globalização para a língua alemã.
Enquanto a exposição no DHM em Berlim tem a história da língua como tema central, a exposição paralela na Casa da História, em Bonn, ocupa-se principalmente com a linguagem alemã da actualidade, do dicionário dos irmãos Grimm à linguagem juvenil das mensagens de SMS. A exposição, que tem como título “Fala-se Alemão”, dura até o dia 1 de Março.
A partir de Setembro, o Instituto Goethe apresentará a um público internacional nos EUA, França, Espanha e Portugal, uma exposição itinerante própria, baseada nas peças que compõem “A Língua Alemã” e “Fala-se Alemão”.

Sem comentários:

Enviar um comentário