terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Schulsystem

- Kindergarten- As crianças começam a frequentar o jardim de infância a partir dos três anos de idade. A obrigatoriedade escolar existe a partir dos seis anos até a 9ª ou 10ª série, dependendo do Estado, e no máximo até os 18 anos.

- Os jardins de infância são mantidos por igrejas, iniciativas particulares ou pela municipalidade. A mensalidade é calculada conforme os rendimentos da família, independente de o estabelecimento ser público ou privado. Durante seu último ano no jardim de infância, a criança “pré-escolar” (Vorschulkind) toma contato com letras e números.

O ensino público na Alemanha é gratuito a partir da primeira série; paga-se apenas parte dos livros. Um semestre antes de entrar para a escola, a criança é submetida a um teste médico. Se forem verificados problemas no desenvolvimento psicológico, motor ou linguístico, ela é encaminhada para possíveis correcções. O primeiro dia na escola obedece a todo um ritual, do qual participa a família inteira.

- A forte presença da Igreja na sociedade alemã é sentida nestes momentos. Em muitas escolas, antes da distribuição em classes e o primeiro contacto com o professor, realiza-se um culto ecuménico na paróquia mais próxima. Outra particularidade é a Schultüte (cone colorido, oferecido às crianças no primeiro dia de aula), cheia de presentes e doces.

* Escolas secundárias
Ao encerrar o primário, a criança começa a ter definida a sua orientação profissional. Conforme o desempenho dela nos primeiros quatro anos de escola, a professora sugere aos pais o tipo mais apropriado de escola secundária. Há três opções:

─ Hauptschule, em que os alunos recebem uma formação geral básica. Após a conclusão, encaminham-se geralmente para uma formação profissionalizante que os habilita a exercer um ofício ou uma actividade na indústria ou na agricultura. Dura de cinco a seis anos.

─ Realschule, que habilita a frequentar cursos mais adiantados em escolas profissionalizantes, escolas secundárias vocacionais ou o segundo ciclo do ginásio. Dura seis anos.

─ Gymnasium, que dura nove anos e propicia uma formação básica mais aprofundada. O certificado de conclusão, o cobiçado Abitur, habilita para o acesso a uma universidade ou escola superior.Até um certo ponto, o sistema é permeável. Conforme o desempenho do aluno nos dois primeiros anos na escola secundária (5ª e 6ª séries), existe a possibilidade de se transferir para uma escola de tipo diferente da escolhida originalmente.

Existe ainda a Gesamtschule, que integra os três tipos numa só, bem como escolas com outros tipos de currículo, dependendo do Estado.E existe ainda a Sonderschule que é para o “rest”, muitos dizem que é para “retardados mentais”, mas isso nao é verdade. Somente mais um preconceito aqui inserido.

Hauptschule é o patamar mais baixo de um sistema educacional dividido em três, que separa os alunos de acordo com suas capacidades acadêmicas, já aos 10 anos de idade. Críticos dizem que é terreno fértil para o desencaixe social, uma vez que crianças imigrantes têm normalmente menor capacidade linguística no idioma alemão. Alguns defendem que o sistema deveria ser inteiramente reformado. A encenação de atos violentos parece ser a mais nova moda nas escolas. Grupos de jovens agridem companheiros ou vítimas aleatórias – um processo chamado happy slapping – enquanto uma câmera ou o próprio telemovel registra as imagens que serão, posteriormente, transmitidas e difundidas pela internet.

Escrito por/Geschrieben von:http://retratoserelatos.wordpress.com/2007/09/18/o-sistema-de-ensino-na-alemanha/

Tudo resumido neste diagrama:

http://www.mckinnonsc.vic.edu.au/la/lote/german/images/schulstruktur.gif

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